Hoje venho aqui falar de uma coisa muito importante e que poucas pessoas sabem: a limpeza do ouvido NÃO pode ser feita com cotonete.
Então vamos a leitura de hoje????
Bom, como todo mundo sabe, nosso ouvido produz cera, e quanto mais "limpamos", mais essa cera será produzida. Mas a cera do ouvido não é sujeira. Assim, não devemos manipular o ouvido, ou seja, cutucar o ouvido com cotonete, unha, grampo de cabelo, etc...Isso pode causar um probleminha chamado otite externa.
Para quem limpa o ouvido com o cotonete, simplesmente porque quer limpar o ouvido, porque tem medo dele estar sujo, a minha dica é: Você deve fazer absolutamente nada. Sabe porque?? O ouvido não precisa ser limpo por dentro, pois a cera sai naturalmente...É isso mesmo, nosso ouvido é "autolimpante" (a pele do ouvido cresce de dentro para fora, com isso, as impurezas, o excesso de cera e a descamação da pele vão sendo expulsos naturalmente). Nós devemos apenas limpar a parte de fora do ouvido, ou seja, o pavilhão auditivo, de preferencia com uma toalha de banho, no máximo. Se você encontra um pedaço de cera saindo do seu ouvido, não significa que está sujo ou que o ouvido está entupido e a cera "transbordou"; pelo contrário, o mais provável é que o ouvido por dentro estará limpo; que o mecanismo de autolimpeza do ouvido esteja funcionando perfeitamente, e a cera que está saindo é justamente o excesso que precisava ser eliminado. Portanto, basta remover com a pontinha de uma toalha, aquela cera que está visível na "portinha" do ouvido.
Dica: Procure um médico, neste caso um otorrinolaringologista (especialista que cuida do ouvido, nariz e garganta), se notar que não está ouvindo bem, ou se estiver com algum tipo de desconforto no ouvido, ou até mesmo com sensação de ouvido tampado ou cheio.A pergunta que não quer calar: PORQUE NÃO DEVEMOS USAR COTONETE??
Para começar, o cotonete não consegue remorar a cera. Ele é largo demais para o conduto auditivo (onde fica a cera), e eles não são capazes de puxar a cera para fora do ouvido, pelo contrario, ele empurra a cera pra dentro do ouvido cada vez mais. Quando enfiamos o cotonete no ouvido e retiramos, ele sai sujo, e é onde achamos que removemos a cera e nosso ouvido está limpo, mas na verdade ele apenas empurrou a cera para dentro. Assim, criamos uma rolha de cera, e só o otorrino (médico) conseguirá remover.
Outra questão é: quando enfiamos o cotonete no ouvido, o mesmo machuca a pele (a pele do ouvido é muito fina). Esse contato é suficiente para machucar a pele e criar pequenas feridas que propiciam a invasão de bactérias e criam as otites externar. E é por isso também, que tem muitas pessoas que sentem coceiras nos ouvidos.
Se você usa cotonete porque o ouvido está coçando muito, você deve procurar um otorrinolaringologista. Existe medicações que vão diminuir até acabar com a coceira.
Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou uma relação entre o tímpano perfurado e o uso de cotonete (hastes flexíveis de algodão). A pesquisa foi apresentada em abril de 2011 em Chicago, no congresso de otorrinolaringologia.
O estudo mostrou que a metade dos pacientes que procuraram um otorrinolaringologista, admitem o uso de cotonete para limpar o ouvido.
De acordo com um dos autores do estudo, o otorrino Ilaaf Darrat, se o objeto é empurrado profundamente no canal auditivo, ele pode causar sérios problemas, como tímpano perfurado. Nos casos mais graves, pode provocar paralisia facial e vertigem.
A boa notícia é que na maioria dos casos, a perfuração do tímpano se resolve sozinha, apenas com acompanhamento médico. Isso prova que a maioria dos casos não precisa de cirurgia.
Bom gente...é isso que eu tenho pra passar para vocês hoje. Espero que tenham gostado da dica, e que, pelo amor mais Divino, não usem cotonete. heheheh!
Qualquer dúvida, sugestão, critica é só deixar nos comentários ou até mesmo entrar em contato!
Beijos, e obrigada pela visita!
Dica de hoje: NÃO USE COTONETE.
Parabéns por criar este conteúdo rico em informações.
ResponderExcluirObrigada =D Beijos
Excluir