Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Olá meus amores, tudo bem?
Faz tanto tempo que não posto nada sobre assuntos que envolvam a fonoaudiologia, mas hoje resolvi falar sobre um assunto muito importante, que quase ninguém percebe, mas existe, que é o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, ou mais conhecido como TDAH.
O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha a pessoa por toda sua vida. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo. Em alguns países os portadores desse transtorno são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola. Esse transtorno se caracteriza pela junção de sintomas de desatenção, impulsividade, hiperatividade (inquietude). Normalmente as pessoas chamam o portador desse transtorno de distraído, desorganizado, esquecido; dizem que ele vive no "mundo da lua", viajando em seus pensamentos, que não fica quieto, e que também não consegue terminar seus deveres (isso é porque o indivíduo não consegue se concentrar por muito tempo em uma determinada coisa).
Antes do diagnóstico, os pais e/ou professores tendem a interpretar as atitudes e comportamento do portador de TDAH erroneamente, e fazem repreensões inadequadas, como "você é desorganizado", "você não se esforça", "você é irresponsável", "você não para quieto"; e isso faz com que esses indivíduos acabem entendendo que são diferente das demais pessoas, e isso infelizmente pode prejudicar a auto-imagem e deixar esses indivíduos com baixa-estima.
Sem o diagnóstico e tratamento adequado, esses problemas de estima, desatenção, frustrações, podem, ainda, criar uma série de problemas de relacionamento pessoal, no ensino e no trabalho, podendo resultar, em muitas vezes, em outros distúrbios, como o de humor e de ansiedade.

Quais as causas do TDAH
Alguns estudos mostraram que os indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tem alterações na região frontal e suas conexões com o resto do cérebro, responsável pela inibição do comportamento - isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados - e pela capacidade de prestar atenção, memorizar, planejar, organizar, e ter autocontrole.
Em outros estudos, mostra-se como responsável pelo TDAH a predisposição genética, pois a prevalência da doença entre os parentes das crianças afetadas é cerca de 2 a 10 vezes mais do que na população em geral.
Outros estudos também observaram a semelhança entre o uso de nicotina e do álcool durante a gestação. Esses elementos causam alterações em algumas partes do cérebro do bebê, incluindo a região frontal orbital, tendo assim chance desse bebê nascer com problemas de hiperatividade e desatenção.

Qual o tratamento para TDAH
O tratamento para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores e técnicas específicas que são ensinadas ao portador. Em muitos casos, o tratamento exige intervenção complementar.
A terapia cognitivo comportamental também é indicada para o tratamento, e é atribuída ao psicólogo.
É necessário, também, que os professores auxiliem os alunos portadores desse transtorno com técnicas específicas para que os mesmo tenham um melhor desempenho.
Já o tratamento fonoaudiológico consiste em casos específicos onde haja problemas de aprendizagem, como o transtorno de leitura (dislexia), o transtorno de expressão escrita (disortografia), e/ou a troca/omissão/distorção de fonemas (dislalia). Por conta da dificuldade em manter a atenção, a desorganização e a inquietude, o rendimento escolar acaba sendo prejudicado.

O tratamento fonoaudiológico no TDAH
Como eu já disse em outros posts, o fonoaudiólogo atua na promoção e prevenção da saúde, avaliação, diagnóstico, orientação, intervenção e aperfeiçoamento da comunicação humana. Dentre as áreas de competência do fonoaudiólogo está o aprimoramento das habilidades de linguagem oral e escrita, onde esse profissional atua com os portadores de TDAH.
As crianças com esse transtorno podem apresentar dificuldades escolares devido a seus sintomas de desatenção e hiperatividade, como por exemplo, em uma leitura e sua compreensão, que normalmente é prejudicial por conta da desatenção, limitando o aprendizado.
O fonoaudiólogo também pode auxiliar no aprimoramento das habilidades de comunicação oral, que podem igualmente estar prejudicadas, quando o paciente apresenta dislalia, que é exclusivamente funcional.

* Dislalia no TDAH
Para se adquiri um padrão correto de fala, a criança ouve, repara e se corrige automaticamente, a medida que desenvolve a linguagem. Já o indivíduo com TDAH tem deficiência na atenção e, sem a mesma, a aquisição da fala fica prejudicada, em alguns casos. O indivíduo que tem dislalia é fluente mas não é compreensível. Ele acredita que fala como ouve, mas muitas vezes nem mesmo a família entende o que está sendo dito.

* Dislexia no TDAH
A dislexia é caracterizado pela dificuldade ou incapacidade de compreender palavras escritas. Normalmente dislálicos não tratados até a alfabetização, apresentam dislexia. Na cabeça no disléxico as letras (símbolos gráficos) não fazem nenhum sentido. O portador de TDAH pode apresentar dislexia em sua forma total ou simples distúrbio no aprendizado da leitura.

* Disgrafia e disortografia no TDAH
A disgrafia é uma deficiência na linguagem escrita, mais especificamente na qualidade do traçado gráfico. O indivíduo que tem disgrafia apresenta uma escrita ilegível ou lenta, e uma má distribuição das palavras no papel. A disgrafia está ligada à dificuldades para recordar a grafia correta para representar um determinado som ouvido, ou elaborado mentalmente.
Já na disortografia, o indivíduo escreve nos espaços certos, o traçado é claro, porém cheio de erros ortográficos. A disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, ou seja, aprender a usar os processos gráficos para representar na escrita a linguagem oral.

* Discalculia no TDAH
A discalculia é a dificuldade ou incapacidade de realizar atividades aritméticas básicas, ou seja, o indivíduo é incapaz de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, fazer cálculos, relacionar o valor de moedas, etc. A discalculia está quase sempre associada à dislexia. Esse distúrbio é causada por disfunção de áreas têmporo-parietais, muito compatível com o exame clínico do TDAH.

Na época da faculdade, eu e mais dois amigos tivemos que apresentar um trabalho na matéria de leitura e escrita, onde explicamos alguns transtornos de aprendizagem, e no final, coloquei um vídeo sobre o TDAH. O vídeo é essa, abaixo, e eu espero que vocês consigam entender mais um pouco sobre esse transtorno. É só apertar o play.

                         

E para finalizar o post, separei algumas celebridades que foram diagnosticadas com TDAH.

Um dos meus cantores preferidos, Adam Levine, da banda Maroon 5
Um dos maiores atores hollywoodianos, Jim Carrey
Outro ator que eu sou simplesmente apaixonada, é o Will Smith
Um dos grandes nadadores, Michael Phelps
Bom meus amores, acho que o post ta um pouquinho grande, mas foi necessário né?!
Espero que vocês tenham gostado! Qualquer dúvida me mandem!
Obrigada pela visita
Beijos!
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Fonte de pesquisa
http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/cartilhas-sobre-tdah.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%BArbio_do_d%C3%A9ficit_de_aten%C3%A7%C3%A3o_sem_hiperatividade
http://www.tdah.net.br/famosos.html
http://www.fundacioncadah.org/web/articulo/40-famosos-de-la-actualidad-que-reconocen-tener-tdah.html
http://www.tdah.org.br/profissionais-tratamento-tdah/fonoaudiologos.html
http://www.tdah.com.br/paginas/lkboletim.htm

2 comentários:

  1. Não sabia que todas essas celebs tinham TDAH, sério.
    Só discordo na questão de medicamento. Discordo por causas pessoais. Acho que remédios (principalmente desses ansiolíticos e afins) acabam deixando consequencias.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

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    Respostas
    1. Obrigada pela visita, quanto ao medicamente, isso vai de caso né?! Antes de tudo precisa tem uma anamnese bem feita, para depois ver se o indivíduo precisa de remédio ou só um tratamento multidisciplinar! Beijos

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