Tipos de pele + Como saber qual o seu tipo


Oii lindonas e lindões!!
Hoje eu resolvi trazer um assunto que todos deveriam saber. É sobre o tipo de pele.
Eu andei estudando um pouco sobre isso, porquê eu não tinha ideia de qual tipo era a minha, e sempre comprava os produtos errados. Até que cheguei a uma conclusão: "Gente, se eu não sei qual é a minha, muitas pessoas não devem saber também, que tal passar meu conhecimento pra eles?"
Então estou aqui, para passar para vocês o que aprendi sobre o tipo de pele, para que vocês não cometam os mesmos erros que eu já cometi com minha pele.
Vamos lá?

Pele normal
Tem textura saudável e aveludada. Possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. A pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas. É a menos frequente dentre os tipos de pele.

Pele seca
A pele seca é caracterizada pela perda de água em excesso, e normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa a descamação e vermelhidão. Também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. E os banhos com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele
                       

                           
Pele oleosa
A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.
              

                   
Pele mista
A pele mista apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na "zona T" (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces. É também o tipo de pele mais frequente.
            

Pele Sensível
Esse tipo de pele é raro, mas não impossível. Esta pele apresenta fácil irritabilidade, seja com uso de produtos, como do clima. Normalmente apresentam vermelhidões, coceiras, ardor e descamação.

Dicas
A nossa pele do rosto é a mais exposta de todo o corpo e por isso sofre bastante com o calor, sol, poeira, vento. Limpar e hidratar a pele diariamente ajuda a prevenir e combater problemas como acne, descamação e manchas.
Para ter uma pele saudável é recomendado que você passe produtos específicos para o seu tipo de pele. Faça isso em 3 passos: limpar com sabonete neutro ou específicos para o rosto (e olhos), tonificar e hidratar.
Para um bom funcionamento do organismo e também para deixar a pele mais bonita e hidratada, recomenda-se beber pelo menos 2 litros de água por dia. Uma alimentação equilibrada ajuda também na saúde da pele.
Durma bem. Noites de sono bem dormidas diminuem olheiras e tiram o aspecto de cansaço.
E o principal, use filtro solar. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Até mesmo em dias nublados.
Fiquem ligados: muitas pessoas acham que tem a pele oleosa e na verdade não tem. Lavar o rosto várias vezes ao dia só aumenta a oleosidade da mesma! Isso acontece quando se remove a oleosidade natural da pele com certa frequência, seu corpo subtende que a quantidade gerada por dia não é suficiente, aumentando assim a produção de óleo.
Se você não ainda conseguiu descobrir o seu tipo de pele, aqui fica uma dica que pode te ajudar. Tudo o que você precisa é de um lenço seco e limpo. Ao acordar limpe o rosto com o seu lenço e olha para ele.
- Aqueles que têm pele normal vão notar que o lenço não ficou com óleo e sentem a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica.
- Os que têm pele oleosa vão ver que seu lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa.
- No entanto se houver óleo apenas no centro da sua pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se você verificar que o óleo vem apenas da zona T (nariz, testa e queixo) e não das bochechas.
- Se depois de limpar a pele você não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura o mais certo é que você tenha pele seca.
- Pessoas com pele sensível vão notar que sua pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele, ficando inflamada ou com coceira.

Bom eu espero dê para entender e descobri qual o tipo de pele de vocês.
O meu tipo de pele é mista (zona T oleosa e bochechas secas). E qual é o tipo de pele de vocês???
Deixe nos comentários o tipo de pele de vocês.
Obrigada pela visita!!
Beijoss


Fonte: http://www.sbd.org.br/cuidados/tipos-de-pele/
http://frambour.com.br/2013/04/entenda-seu-tipo-de-pele/
http://salada-frutas.com.br/beleza/tipos-de-pele/
http://cuidadoscomapele.org/tipos-de-pele-conheca-o-seu-tipo-de-pele

10 comentários:

  1. Minha pele é super oleosa, você não tem noção do quanto.
    Amei o poste Lu, super informativo.
    confissoesdeumagarota2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acredito que minha pele seja normal, só tenho problemas com ela no frio que é quando tenho que hidratar mais, quase nunca tenho espinhas : ) bjs http://atravesdosespelhos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a pele mista e isso até que bom! Claro que seria melhor Normal.. Mas de não ser totalmente oleosa nem seca já ta bom pra mim.. Tenho mais oleosidade na zona T e na maçã do rosto, mas nada que um pó e o cuidado não resolvam!
    Beijão Lu!

    ResponderExcluir
  4. adorei o post, acho que minha pele é normal mas agora no inverno tá um pouco seca haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii...as vezes sua pele é mista! Agora no inverno basta hidratar! beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. A minha é mega oleosa, é muito ruim.

    http://capricheinlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3