Mundo da fono: Estimulação de fala e linguagem

Olá lindonas e lindões!
Nossa faz tempo que não posto nada sobre a fono né?! Mas hoje eu vim falar sobre um assunto muito interessante e que é ótimo para os papais e as mamães estimularem o desenvolvimento do seu filhote (ou filhota).
É necessário para um bebê ter uma boa estimulação, isso fará com que o desenvolvimento de fala e compreensão não fique atrasada, e a criança não tenha um atraso em alguma área (linguagem, fala, etc).
Trouxe algumas dicas que os pais, avós, professores, etc, possam estar fazendo com a criança para estimular o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança. Lembrando que peguei algumas dicas no blog Site da Fono.
Vamos ver?

*  Fale corretamente, e procure não usar palavras no diminutivo.
Isso porque a criança vai estar tendo uma experiência com o que for falar e o jeito como foi falado. Então fale corretamente, assim a criança aprenderá a falar corretamente. Nada de falar "que criancinha mais lindinha da titia"!! NÃO!! Fala de uma forma correta "Que criança mais linda da tia".

* Conte histórias e cante músicas
Assim a criança conhecerá novas palavras, e também estimulará mais a imaginação da mesma.

* Fique atenta aos choros e sorrisos de seu filho
Sempre que algo acontecer, de um significado. Se ele chorar, e você perceber que é choro de fome, de esse significado " Você esta chorando porque está com fome? Então vamos comer e parar de chorar!". A mesma coisa você vai fazer com o sorriso.

* Converse bastante com a criança, independentemente da idade, a aquisição do vocabulário está ligada ao quanto a mãe fala com o seu filho.
Não importa a idade. Alias, para um bom desenvolvimento de linguagem, a mãe deve conversar com a criança até quando está amamentando (sem contar que nesse momento, a relação mãe-filho começa a ter significado e a crescer).

* Lembre-se que os bebês percebem as diferenças de tom de voz e expressão facial.
Dê enfase nas falas. Se estiver contando uma história e for a mocinha, faça uma voz confortante, de boa menina, etc...Se for uma vilã faça uma voz mais forte. E assim, fala também quando a criança fizer uma coisa boa que merece uma atenção a mais, e quando fizer uma coisa errada chame-a atenção.

* Exponha seu filho a diferentes sons e ambientes.
Além do som das falas, da televisão e das músicas; também tem os chocalhos, os livros com sons de animais. Isso tudo vale a pena ter para que a criança se desenvolva.

Isso tudo fará com que a criança tenha uma estimulação adequada para desenvolver as habilidades de fala e compreensão.
Eu espero que vocês tenham gostado dessas dicas!
Obrigada pela visita
Beijos

2 comentários:

  1. Lu,essas dicas são ótimas,costumamos falar com criança sempre no diminutivo,claro que depende da idade,e essa dica foi ótima,vou guardá-las para quando tiver um filho.
    Amei o post,acho legal você falar sobre esse assunto!
    Beijos...

    http://maquiandosemsegredos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Na, que bom que você gostou, fico muito feliz! Quero transmitir meus conhecimentos as pessoas, assim, quem sabe, diminui muitos disturbios né! Obrigada pela visita. Beijos

      Excluir

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3