Mundo da fono: fonoaudiologia estética - musculação facial

Oii meus amores.
Hoje venho com um post sobre o mundo da fono. E quero contar pra vocês um pouco sobre uma nova atuação da minha profissão (a fono já vem atuando nessa área a mais de 7 anos, mas muita gente ainda não sabe disso).
Bom, a fonoaudiologia estética é um campo "recente" que surgiu através dos estudos realizados dentro da motricidade orofacial. Trabalha os músculos da face e do pescoço através de alongamentos, massagens e exercícios. Imagine prevenir o efeito daquelas ruguinhas ou marcas de expressão indesejáveis sem cremes ou botox!? Pois é, isso é possível graças a fonoaudiologia estética, com um novo tipo de tratamento apelidado como musculação da face, onde o paciente exercita, alonga e relaxa a musculatura.
A suavização das rugas e da expressão facial é o principal objetivo dessa área. Estudos mostram que existe um estreito relacionamento entre as marcas de expressão e o uso abusivo da musculatura da face. Quando se verifica alguma função alterada, a mesma será adequada para em seguida dar início ao trabalho de estética. O grande objetivo é harmonizar o rosto, aumentando ou ativando certos músculos por meio do alongamento ou relaxamento facial.
Antes de tudo, é realizada uma avaliação na área da mastigação, deglutição, musculatura facial, etc. Após essa avaliação detalhada, damos o diagnóstico ao paciente e definimos o tratamento, que consiste em manobras de soltura, alongamento, aquecimento da face e pescoço, e exercícios musculares específicos para cada caso. Se houver necessidade, adéqua-se a respiração, mastigação, deglutição e fala, que podem ser a causa de rugas de expressão e de diferenças entre os dois lados da face.
As rugas podem surgir decorrentes de contrações e tensões na face, movimentos repetidos como mastigar, engolir, respirar, falar ou expressar. Fatores externos e internos, como a exposição ao sol, genética, hereditariedade, alimentação, fumo, sedentarismo, stress, entre outros, associados ao envelhecimento, favorecem ao surgimento de vincos e rugas.
O trabalho do fonoaudiólogo torna-se importante, pois ajuda a equilibrar a expressão e a articulação, assim como as funções de mastigação, deglutição e respiração, através de orientação ao indivíduo e alongamento e relaxamento da musculatura facial. Desta forma, o trabalho tem caráter preventivo, eficaz e natural e não invasivo, já que evita o surgimento de novas rugas, suaviza as já existentes e é realizado com as próprias mãos, sem auxilio de cremes ou injeções. 
E com o trabalho desenvolvido em toda a musculatura é possível perceber os resultados nas primeiras semanas de tratamento, desde que haja comprometimento e força de vontade do paciente para ficar mais jovem, bonita e de bem com a vida! Os resultados são a suavização das rugas e marcas de expressão, flacidez, deixando o rosto mais jovem sem o uso de técnicas invasivas.
É importante dizer que este método pode ser realizado tanto por homens quanto por mulheres, a partir dos 30 anos, pois é quando o envelhecimento da pele se inicia (pra mim ainda falta muito pra mim).
Vou deixar algumas dicas para vocês, para a prevenção das rugas ou marcas de expressão.

* Mastigue sempre dos dois lados, de forma alternada, para trabalhar por igual à musculatura do rosto.
* Use sempre protetor solar e evite tomar sol das 10 às 16h, sol envelhece a pele. Use chapéu ou boné quando for sair no sol.
* Beba bastante água, com isso você estará hidratando todo a sua pele e ajuda na prevenção de rugas.
* Evite dormir com as mãos apoiadas sob o rosto isso pode causar rugas e problemas articulatórios. Também evite dormir apenas de um lado.
* Use óculos escuros
* Evite roer unhas
* Evite fumar.
O novo campo da fono ainda se encontra em estágio inicial, de acordo com a Ana Léia Safro Berenstein, (ex-diretora do CRFa - Conselho Regional de Fonoaudiologia, de São Paulo). Ela diz que essa atividade também não está "bem delimitada", já que pode coincidir com a atuação de outros profissionais, principalmente com a fisioterapia e a dos cirurgiões plásticos. Encontrei esse depoimento no blog da Leandra (clique aqui).
Vou deixar um vídeo de um reportagem que passou no Jornal Hoje, da Tv Globo, sobre esse assunto.



Bom meus amores, espero que vocês tenham gostado! Sei que muitos de vocês não sabiam que a fono trabalhava nessa área também, por isso estou aqui para a divulgação da minha profissão!
Obrigada pela visita!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3