Mundo da fono: Teste da linguinha agora é lei.

Olá meus amores.
Hoje eu trago uma novidade para as futuras mamães.
A partir de 2015, as maternidades e hospitais de todo o Brasil serão obrigados a fazer o exame da linguinha em todos os recém-nascidos antes de eles irem para casa. A lei que exige o procedimento é chamada de Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês. O autor do projeto que deu origem a lei PLC 113/2013, foi o deputado Onofre Agostini, e foi aprovado pelo Plenário do Senado no fim de maio, e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em junho de 2014.
O objetivo desse exame é detectar se o bebê tem ou não língua presa, um problema resultante de uma anomalia no frênulo lingual (ou seja, alteração na membrana que liga a língua ao assoalho da boca), limitando o movimentos dessa parte do corpo; e se há a necessidade de cirurgia para corrigir as possíveis irregularidades no frênulo lingual. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento imediato e a prevenção dos problemas decorrentes. Para quem não sabe, a língua presa pode prejudicar na fala, na sucção, deglutição e mastigação. Pode prejudicar a amamentação, pois o frênulo lingual pode gerar uma dificuldade de sucção, fazendo com que haja um gasto maior de energia para conseguir mamar, e uma dificuldade para ganhar peso, levando o bebê a ser desmamado antes do tempo, por exemplo. Por isso é muito importante detectá-la precocemente.

E podem ficar tranquilos, porque o exame não dói e a realização do teste é rápida, além de averiguar os batimentos cardíacos, a respiração e a saturação do oxigênio do bebê, o profissional da saúde examinará também a anatomia e a força de sucção enquanto o bebê mama. Ou seja, o profissional observará as características do frênulo e da língua, e também observa-se como o bebê suga o dedo do profissional e o peito da mãe. O ideal é que o teste seja realizado nas primeiras 72 horas depois do nascimento, se não for possível pode ser avaliado no máximo 30 dias depois.
Então futuras mamãe, a partir do ano que vem vocês já podem exigir do hospital esse tipo de exame, que ajudará a diagnosticar e prevenir alterações descritas acima, no seu bebê. E caso seu bebê nasça ainda este ano, você pode procurar um pediatra ou um fonoaudiólogo para esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto, e por quê não fazer o exame logo após o nascimento, né?!

Espero que essa informação ajudem vocês, e que tenham gostado da dica!
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Obrigada pela visita!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3