Fonoaudiologia, ouviu falar?


Olá!
Hoje vamos falar falar um pouquinho sobre uma área da minha vida super importante e que eu não abro mão: a fonoaudiologia.
Já tem alguns posts no blog (bem antiguinhos por sinal) falando a respeito da fono e sua atuação; mas resolvi dar continuidade naquele "quadro", do canal no youtube, que eu fiz ano passado para comemorar o dia da voz. A intenção é divulgar cada vez mais a importância desse profissional em todas as suas áreas de atuação e ajudar/auxiliar estudantes e profissionais com dicas e informações.

Sendo assim, quero lhe perguntar uma coisa: Fonoaudiologia, ouviu falar?
Se você conhece essa profissão ou é atuante, peço que continue lendo o post e dê sua opinião no final.
Se sua resposta foi sim, mas você não sabe muito sobre esse profissional, esse post é para você.
Se sua resposta foi não...então te convido a embarcar nesse post e aprender um pouquinho sobre essa profissão que pode proporcionar maravilhas na vida de muitas pessoas.
Vamos lá?

A profissão de Fonoaudiólogo foi regulamentada pela lei nº 6965 e sancionada no Brasil no dia 9 de dezembro de 1981, pelo então presidente João Figueiredo.
O fonoaudiólogo é um profissional da área da saúde, responsável pela promoção e prevenção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Esse profissional também exerce atividades de ensino, pesquisa e administrativas.
O profissional da área da fonoaudiologia pode atuar em UBS (Unidade Básica de Saúde), ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios e clínicas, home care, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, TV, teatro) e associações.
Hoje em dia são reconhecidas 11 (onze) especialidades pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, sendo:
* Audiologia
* Linguagem
* Motricidade
* Saúde Coletiva
* Voz
* Disfagia
* Fonoaudiologia Educacional
* Fonoaudiologia do Trabalho
* Fonoaudiologia Neurofuncional
* Gerontologia
* Neuropsicologia
Para ser especialista, o profissional - já graduado - fonoaudiólogo precisa fazer o curso na especialidade desejada e passar pela aprovação CFFA para obtenção ou renovação do Título de Especialista.

Espero que vocês tenham entendido um pouco sobre a fonoaudiologia e sua atuação!
Para mais informação, acessem o link do CFFA (Conselho Federal de Fonoaudiologia) clicando aqui.
E se tiveram alguma dúvida, podem mandar no email: lucianabotacinifono@hotmail.com que logo responderei.
Obrigada pela visita!
Fiquem com Deus.
Um grande beijo
Tchau, tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3