Famosos com problemas fonoaudiológicos - Dislexia

Olááá galerinha...
Bom, hoje eu venho aqui para postar algumas curiosidades. Algumas pessoas sabem e outras nunca ouviram falar, e até eu que acabei de me formar em fonoaudiologia me impressionei com tantos famosos que têm problemas fonoaudiológico.
Então, pra matar a minha curiosidade, eu andei pesquisando a vida de alguns famosos...E resolvi fazer esse post para vocês vêem que a fonoaudiologia pode ajudar e muito as pessoas.



Então, hoje, eu começarei falando sobre famosos que tem dislexia.
"Mas Luh, o que é dislexia?"
Dislexia é um disturbio de aprendizagem caracterizada por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração, que afeta entre 5 a 10% da população, e costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra - o princípio do alfabeto - também costumam trocar letras (ex: b por d), ou escrever a palavra na ordem inversa (ex: ovóv). Enfim, a dislexia é um problema genético e neurológico, e precisa de tratamento multidisciplinar, e um dos profissionais envolvidos nesse tratamento é o fonoaudiólogo, que é o profissional habilitado a trabalhar a dificuldade em associar os sons da fala, os fonemas, às letras correspondentes.

Bom, vamos conhecer alguns famosos que tem dislexia

1° - Tom Cruise


Thomas Cruise Mapother IV é um ator e produto de cinema americano. Listado pela revista FORBES como a celebridade mais popular em 2006 (já ta um pouco velhinha essa informação), foi indicado por três vezes para o OSCAR e venceu três GLOBOS de OURO.
Seu primeiro papel de destaque foi no filme Risky Business (ou Negócio Arriscado). Mas ele ficou conhecido graças ao seu papel no filme Missão Impossível, durante as décadas de 1990 e 2000.
Em 2005 o jornalista de Hollywood, Edwart Jay Epstein, liscou Cruise como um dos poucos produtores capazes de garantir o sucesso de uma franquia cinematográfica bilionária.

 - Dando um "parenteses" aqui...Eu me lembro que o primeiro filme que eu vi do Tom Cruise foi Entrevista com o Vampiro (e ele era loiro),que tinha a participação do Brad Pitt e Antonio Bandeiras.


Tom Cruise já afirmou que o distúrbio quase interrompeu a sua carreira como ator. Mas para realizar seu trabalho, ele conta com a ajuda de alguém que lê o roteiro para o ator, ele grava, e depois ouve para decorar as falas.
"Não quero que as pessoas passem pelo que eu passei. Quero que as crianças tenham a capacidade de ler e escrever, para que possam resolver seus próprios problemas na vida" - Entrevista de Tom Cruise para PEOPLE.


2° - Albert Einstein


Albert Einstein foi eleito em 2009 o mais importante físico de todos os tempos. Conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, recebeu o prêmio Nobel de física em 1921 pela correta aplicação do efeito fotoelétrico, mas o prêmio só foi anunciado em 1922.. Mas o gênio era uma criança de raciocínio lento e grande timidez. Ele começou a se interessar pela matemática por intermédio de um tio por parte de pai, que lhe ensinou álgebra, geometria e cálculo. Apesar de jamais ter obtido boas qualificações nem diploma, tornou-se professor da Universidade de Princeton, nos EUA.
Einstein tornou-se sinônimo de gênio. Foi considerado como a "Pessoa do século" pela revista Time, e sua face é uma das mais conhecidas em todo mundo.


Com três anos de idade, Einstein apresentava dificuldades para falar. Aos cinco anos, ele recebeu um professor particular e aos seis anos passou a fazer aula de violino que, a princípio, não o agradava e terminou abandonando as aulas; porém ao longo de sua vida, tocar violino e particularmente, as Sonatas de Mozart, tornou-se a sua atividade preferida. Ele teve uma juventude solitária.
Einstein era aluno seguro e persistente, no entanto um pouco lento na resolução de problemas.
Aos dez anos, Albert conhece Max Talmud, um jovem estudante de medicina que costumava jantar com a família Einstein. Max foi uma influência importante na vida de Albert porque introduziu à leitura de importantes obras científicas e filosóficas, como por exemplo: Os Elementos de Euclides ou a Crítica da Razão Pura, de Kant.
Aos 13 anos de idade, o professor de matemática de Einsten disse na frente da classe que Albert não seria ninguém na vida, (acho que ele se arrependeu de ter dito isso)
Einstein estudou cálculo diferencial e integral dos doze aos dezesseis anos de idade. E aos quinze anos Einstein escreveu seu primeiro trabalho científico: "A investigação do estado do éter em campos magnéticos".
Cursou o ensino superior na Suíça, na ETH Zurich, oonde mais tarde foi docente. Concluiu a graduação em física em 1900.
Em 6 de janeiro de 1903, casou-se com Mileva Maric, e tiveram três filhos: Lieserl, Hans Albert e Eduard. A primeira presume-se que tenha morrido ainda bebê ou que tenha sido dada para adoção, o do meio tornou-se um importante professor de hidráulica na Universidade da Califórnia, e o mais jovem, formado em música e literatura, morreu num hospital psiquiátrico suíço.
Einstein fez uma viagem à América do Sul em 1925, visitando países como Argentina, Uruguai e Brasil.  Em 21 de março passou pelo Rio de Janeiro e visitou o Jardim Botânico e fez o seguinte comentário, por escrito, para o jornalista Assis Chateaubriand: "O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil". Esse afirmação dizia respeito a uma observação do eclipse solar registrada na cidade de Sobral.

Einstein morreu em 18 de abril de 1955, aos 76 anos, em consequência de u aneurisma. O seu corpo foi cremado mas seu cérebro foi doado ao cientista Thomas Harvey, patologista do Hospital de Princeton. O cérebro de Einstein pesava 1230g, enquanto a média para homens é de 1400g. Seu volume também era menor, estava quatro centímetros abaixo da média.
Albert Einstein disse: "Querer é poder".


3° Walt Disney


Walter Elias Disney foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e fundador da companhia que leva seu nome. Tornou-se conhecido nas décadas de 1920 e 1930 porque deu vida a personagens que até hoje fazem a festa das crianças, como pato Donald e Mickey Mouse. O ratinho, quem diria, foi recusado por uma agência de publicidade, e na época Walt Disney ouviu: "Desista, porque você não tem futuro". O sucesso ajudou-o a superar a infância difícil, com problemas de leitura e baixa autoestima.
Ele também foi o criador do parque temático sediado nos EUA, chamado Disneylândia.
O lema de Disney sempre foi "Keep moving forward" (Continue seguindo em frente).


Walt Disney passou sua infância numa fazenda em Marceline, no Missouri. Depois de descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a ideia de que era filho adotivo.
Aos 16 anos, começou a estudar arte. Um ano depois foi iniciado na Ordem DeMolay e também pertenceu ao Movimento Escoteiro.
Em 1928, Ub Iwerks criou para Walt Disney o camundongo Mickey Mouse para competir com o sucesso do Gato Felix; que futuramente se tornaria o personagem de mais sucesso dos estúdios Disney.
De 1929 a 1939, Disney produziu uma série de desenhos chamada "Silly Symphonies" (sinfonias tolas), a primeira colorida. Mickey estrelava esses filmes ao lado dos novos personagens.
Disney inaugurou, em 1955, o super parque de diversões: a Disneylândia, situado em Anaheim, na Califórnia. Existe ainda outro parque semelhante, chamado Walt Disney World (o mais frequentado na minha opinião), perto de Orlando, na Flórida, que foi inaugurado em 1971, após a morte de Disney. Quase todos os brinquedos, desfiles e espetáculos desses dois parques baseiam-se nos personagens dos filmes de Disney.
Walt Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer.

Robert Iger (Bob) se tornou o presidente da Disney, e iniciou um novo ciclo de expansão da companhia, cujo marco inicial foi a compra dos estúdios Pixar, o que fez com que Steve Jobs se tornar o maior acionista pessoa física da Walt Disney Company.
Walt Disney transformou-se numa lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipe, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. Além disso, Walt Disney é a pessoa que mais ganhou prêmios Oscar em todos os tempos.


4° Patrick Dempsey


Patrick Galen Dempsey, nascido em 13 de janeiro de 1966, é um ator norte-americano, conhecido por alguns papeis em filmes adolescentes das décadas de 1980, como "Namorada de Aluguem", e outras pessoas o conhecem como o doutor "bonitão", doutor Derek Shepherd, da série Grey's Anatomy.
Apesar de sua carreira ter sofrido um declínio após o fim dos anos 80, ele voltou à posição de astro, além de ter se tornado um dos homens mais desejados de Hollywood com seu trabalho como o Dr. Derek Shepherd em Grey's Anatomy.
Atualmente, Patrick vive em Los Angeles, com sua esposa Jilian Fink e os seus três filhos, os gêmeos Darby e Sullivan, e Talula.


Ele foi diagnosticado como disléxico aos 12 anos de idade.
"Fez-me o que sou hoje. Deu-me a perspectiva que tenho de continuar trabalhando e nunca desisti."
O ator afirma que, atualmente luta com a leitura dos scripts e com a memorização das falar.
" Acho que nessas horas é que me sinto mais inseguro...é muito difícil para mim ler o que está na página. Preciso memorizar para poder ir em frente."
Patrick Dempsey contratou um especialista para o ajudar com a sua dificuldade de aprendizagem.
"Se não conseguia ler uma fala, alguém lia para mim. Depois disto era sempre em frente. Eu luto com a ansiedade cada vez que me sento para ler um texto."


O ator admite que ajudar a sua filha a ler tem sido terapêutico: "Voltei atrás e aprendo a ler num nível muito básico."
Este ator desenvolveu a perseverança como resultado da sua experiência com a dislexia: "Eu nunca desisto!"


5° Orlando Bloom


Orlando Jonathan Blanchard Bloom, nasceu 13 de janeiro de 1977, é um ator britânico nascido na Inglaterra.
Bloom tornou-se ator cedo. Começou fazendo aparições na série da televisão britânica Casualty. Seu papel principal veio na trilogia O Senhor dos Anéis com o papel de Legolas Greenleaf, um papel que recebeu somente dias antes de graduar na escola de drama em Londres. Em 2003 fez o filme Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, como William Tuner, em 2004 veio com Tróia, como Páris. O grande papel veio em Cruzada, como Baliam de Ibelin, em 2005. No mesmo ano estrelou em Elizabethtown como Drew Baylor. No ano seguinte volta em Piratas do Caribe: O Baú da Morte. Em 2007 retornou a aventura em Piratas do Caribe: No Fim do Mundo.
Em 2007, Bloom começou a namorar a modelo autraliana Miranda Kerr.
Em 2009 foi nomeado embaixador da UNICEF.


Orlando ficou noivo de Miranda em 21 de junho de 2010, e em 22 de julho anunciaram que se casaram em um cerimônia intima (isso porque ele não me conheceu ainda...ps: eu sou apaixonada nele). E em 6 de janeiro de 2011 nasceu Flynn, o primeiro filho do casal.


Olando Bloom afirmou que é disléxo.
"Tenho mais dificuldade para estudar os textos e decorá-los."
O ator relatou que sua mãe lhe dizia que, se lesse 50 livros, ganharia uma moto.
"Por isso, li muito e trabalhei para superar o problema, mas nunca cheguei aos 50 e nunca ganhei a moto."
Bloom disse também que a dislexia o fez estudar muito mais na escola, o que não lhe impediu de ser popular entre as crianças.


Ainda há outros famosos com esse distúrbio de aprendizagem, como:
Agatha Christie (escritora), Charles Darwin (cientista), Cher (cantora), Franklin D. Roosevelt (presidente dos EUA), George Washington (1° presidente dos EUA), Leonardo da Vinci (artista e inventor), Napoleão Bonaparte (imperador da França), Pablo Picasso (artista plástico), Robin Williams (ator), Thomas A. Edison (inventor da lâmpada), Vincent Van Gogh (pintor), Woopi Goldberg (atriz), Cindy Lauper (cantora), Ozzy Osbourne (cantor), e vários outros famosos.
Eu não encontrei nenhum famoso brasileiro que tenha essa dificuldade de aprendizagem, ou pelo menos não assumido!

Então, fica a dica para quem tem esse pequeno problema:
 - Não importa o quão dificuldade você tenha, procure um profissional, faça o tratamento e vai em busca de seus sonhos. Se essas celebridades puderam chegar aonde chegaram, você também pode. Não seja mais um, vá em busca do que deseja.

Bom, por hoje é isso, espero que tenha "ajudado", guiado, e iluminado a cabeça de você que tem esse problema, ou de você que conhece alguém com esse problema.
Não esqueçam, DISLEXIA tem tratamento.

Beijuuuuu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3