Mitos e verdades sobre a gravidez



Oiii todo mundo...
Hoje eu tive uma ideia, graças a Marone, uma amiga minha que está gravidíssima de gêmeos, e resolvi fazer um post de ultima hora sobre mitos e verdades sobre a gravidez, baseada num livro que eu ganhei no meu 3° ano de faculdade (de fonoaudiologia), "Guia tendo um bebê" e em pesquisas na internet.
Então, vamos começar a sessão de perguntas e respostas né!



--> Se pedir para a mãe mostrar a mão e ela mostrar com a palma para cima é menina?
R: Mito. Para saber o sexo do bebê é preciso fazer um exame, como a ultrassonografia.

--> Se o bebê chuta mais do lado direito vai ser menino e do esquerdo vai ser menina?
R: Mito. Há 50% de chance para cada sexo e chutar não influencia.

--> Se a grávida tem muita azia e dor de estômago é porque o bebê será cabeludo?
R: Mito. A azia é relacionada à pressão que o útero causa no estômago. A alimentação também interfere. Comer varias vezes ao dia e em pouca quantidade melhora.

--> Amamentar emagrece?
R: Verdade. A produção de leite consome muitas calorias da mulher e colabora para eliminar água retida no organismo.

--> O formato da barriga diz qual é o sexo do bebê?
R: Mito. Para saber o sexo do bebê é preciso fazer um exame.

--> Se os desejos da mãe por comidas não forem realizados, o bebê nascerá com algum sinal?
R: Mito. As vontades têm ligação com o organismo. Na realidade, com a falta de alguns nutrientes, cálcio ou proteínas no organismo.

--> Fumar prejudica o bebê?
R: Verdade. Fumar é extremamente prejudicial à saúde. Não só a mãe, que perde o apetite, tem o funcionamento dos sistemas respiratórios e cardíaco dificultados, mas o próprio bebê sofre em dobro, pois pode ficar desnutrido. A placenta calcifica e impede a troca normal de alimentos entre a mãe e o filho. A resistência da criança fica tão baixa que ela não cresce como deveria. A probabilidade de aborto espontâneo é de 10% a 35%, dependendo da quantidade de cigarro consumido por dia. A mulher grávida não deveria fumar nunca. O fumo é um dos maiores motivos para aborto, fraqueza do bebê e desnutrição.

--> É proibido pintar o cabelo durante a gestação?
R: Verdade. Por usarem produtos com substâncias tóxicas deve-se evitar o uso de tintas e escovas progressivas. O amônia e benzeno usados nestes tratamentos de beleza podem alterar o funcionamento da tireoide e do sistema nervoso se entrarem em contato com o couro cabeludo. Pintura de mechas isoladas e produtos naturais, hena, podem ser usados depois da 20° semana.

--> Os bebês começam a sonhar quando ainda estão dentro da barriga da mãe?
R: Verdade. De acordo com pesquisas americanas foram detectados reações típicas de sonhos em bebês com idade gestacional superior a 23 semanas. Não é possível saber exatamente com que estão sonhando, mas acredita-se que são com experiências vividas dentro do útero.



--> Bebês só choram depois que nascem?
R: Mito. Cientistas australianos verificaram através de ultrassonografias que os bebês, já a partir do primeiro trimestre, apresentaram movimentos referentes ao choro quando estimulados com som de baixa frequência.(Não estimulem os bebês com esses sons, apenas os bebês estudados ok).

--> Fetos não sentem dor?
R: Mito. Na realidade, no primeiro trimestre de gestação os bebezinhos já possuem capacidade neural que transmitem a sensação de dor.

--> A visão é o último sentido a se desenvolver?
R: Verdade. As pálpebras do bebê ficam fechadas até a 26° semana de gestação. Depois disso as pálpebras se abrem e a visão começam a ser estimuladas, mesmo com ausência de luz.

--> Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal?
R: Mito. O ideal é que haja o intervalo de dois anos entre a cesariana e o parto normal, mas passado esse período, não há problema. Quando a mulher passa por um parto cesariano o útero é cortado e depois costurado. Esse intervalo de dois anos é importante porque, durante as contrações, o útero pode se romper e causar hemorragia interna.

--> É arriscado fazer sexo durante a gravidez porque o pênis incomoda o bebê?
R: Mito. As mulheres podem fazer sexo tranquilamente se estiver tudo normal com a gravidez. No entanto, a relação sexual com penetração vaginal pode aumentar a atividade uterina, ou seja, aumentar a frequência das contrações. Esse fato, em algumas mulheres, pode desencadear o trabalho de parto prematuro se houver alguma patologia preexistente.

--> A mudança da lua influencia o parto?
R: Verdade. Durante a lua cheia e a lua nova, existe uma força maior para o centro da terra o que aumenta a pressão pélvica e, consequentemente, as contrações.

--> Grávidas sentem mais calor?
R: Verdade. A grávida tem aumento da temperatura basal - que é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar, antes de qualquer atividade física - de 0,5 a 1,0°C, o que a torna mais quente. O aumento da temperatura se deve à ação da progesterona, o hormônio que a placenta produz.

--> As grávidas precisam comer por dois?
R: Mito. A grávida sofre um aumento de apetite por ação da progesterona, mas não precisa comer por dois. Até porque é preciso ficar atenta ao controle do peso durante a gestação com uma alimentação balanceada e saudável.

--> Ficar sem comer aumenta o enjoo?
R: Verdade. O jejum aumenta a náusea e nem é preciso estar grávida para que isso aconteça.

--> Tomar cerveja preta melhora a produção de leite?
R: Mito. Não há nenhum estudo cientifico que comprove a relação entre o alimento consumido e o aumento da produção de leite. O que pode acontecer é o sabor do leite sofrer alteração de acordo com a alimentação da mãe.

--> A gestante não deve praticar exercícios físicos?
R: Mito. Primeiro, a grávida deve passar por uma avaliação médica completa e, se estiver livre de fatores de risco, ela pode fazer atividade física com moderação. Na gravidez são indicados esportes com baixo impacto, como caminhadas, ioga, natação e hidroginástica.

--> Se a grávida cruza as pernas, pode criar voltas no cordão umbilical e enforcar o bebê?
R: Mito. Durante todo o período da gestação o bebê se enrola no cordão umbilical. Os movimentos da mãe não interferem nesse deslocamento e muito menos colocam o feto em risco. São raros os casos dos bebês que se enforcam com o cordão umbilical, e isso acontece apenas se o cordão for menor que o normal.

--> Grávidas podem ficar com a pele manchada por causa do sol?
R: Verdade. Toda grávida tem mais tendência a ter manchas na pele por causa do aumento da liberação de melanina na pele. O ideal é que a grávida utilize protetor solar no rosto, e, principalmente, na barriga, onde há maior concentração dessa proteína.




Espero que as gestantes tenham gostado das dicas...E se você não estiver grávida, mas tiver alguma parente ou amiga (como no meu caso), mostre esse post, para tirar algumas dúvidas. E qualquer dúvida, pergunte ao seu médico, ou podem deixar aqui, que eu vou procurar saber e responderei.


Uma boa notícia antes de ir dormir: A Marone acabou de me dizer que se for menina (a 2° gêmea) vai se chamar Luciana ( a 1° já sabemos que é menina, e provavelmente se chamará Anastasia)....E não é para dormir feliz?!?!

Espero que tenham gostado!
Beijuuuuu





5 comentários:

  1. LINDO, MARAVILHOSO LULUH, VOU AVISAR A MINHA AMIGA LARISSA PARABÉNS PELO BLOG E ESTÁ TUDO LINDO!
    GLAUCE :q

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo isso e um grande incentivo/descobertas para muitas mulheres que estão sendo mamães de primeira viagem, adorei o seu Post está tudo lindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Interessante! temos que ficar realmente de olho em tudo, nos mitos e verdade sobre a gestação, muitas mulheres não sabem a metade disso tudo.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei tudo Luciana, obrigada pelo carinho e apoio, eu te amo demais minha linda flor :t

    ResponderExcluir
  5. Oi gente, muito obrigada pelo apoio...Eu vou continuar postando coisas sobre a gravidez, principalmente, por causa da minha amiga. E eu espero que vocês gostem e continuem lendo meus posts. Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3