Moda praia durante as décadas.


Oláá todo mundo.
Venho aqui hoje falar sobre uma moda, que eu acho, todas devem gostar: BIQUINI e MAIÔ, ou em geral, MODA PRAIA.
A primavera (minha estação predileta) está começando, e com ela o calor está chegando né, e já pensamos logo no verão, e ficamos com uma vontade louca de ir pra praia ou piscina para refrescar!
Então, na moda primavera/verão aparece essas peças que toda mulher tem, pelo menos um no seu guarda-roupa.
Porém, nem sempre as roupas de banho foram tão atraentes assim...O biquini, que é derivado do maiô, principalmente, mudou muito durante os anos, até chegar nesses tamanhos ousados de hoje em dia.
Então pensei: "Vamos falar um pouco sobre a história do maiô e do biquini"; ou melhor, mostrar!

Para começarmos, vamos falar sobre o maiô.
O maiô é uma peça única, que antecedeu o biquíni na história das roupas, que foi meio que criado no século XVII, onde o ato de banhar-se em rios tornou-se uma atividade social e logo virou moda, porém houve necessidade de aguardar até o ano 1822 para que a mulher oficialmente tomasse um banho diante de outras pessoas com um vestimento que cobria o corpo inteiro (até os pés).

Em 1922, apesar do maiô ter diminuído muito o seu tamanho, as mulheres não podiam deixar mai de 15 cm de coxa a mostra. Por esse motivo os modelos que desfilavam pelas praias não eram precisamente sexy.

Nos anos 30, a quantidade de tecido começou a reduzir pouco a pouco nos maiôs. Porém a censura ainda era grande, e em Hollywood as atrizes eram proibidas de mostrar o umbigo no cinema.
Então, em 1946 Louis Réard cria o primeiro biquíni, na França.


O maiô possui vários modelos: mais ou menos reservados, decorados, frente única, tomara-que-caia, etc...


 Na década de 40 a criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: Jacques Heim e Louis Réard. Porém quem ficou com a fama de ter criado o biquíni foi Louis Réard (nesta década já existia o maiô, e Jacques apenas diminuiu o seu tamanho). A ousadia foi tanta, que nenhuma modelo nessa época quis vestir o traje, sobrando para a stripper francesa Micheline Bernardini, que usou um modelo de algodão com estampa que imitava um jornal.

Na década de 50 as mulheres ainda se recusavam a usar o biquíni. até que em 1956, a atriz Brigitte Bardot exibiu um modelo xadrez de babadinhos no filme E Deus Criou a Mulher, o que ajudou a popularizar o traje. O estilo da década era duas peças de tamanho grande e com as cavas da calça bem baixas. Foi considerado ousado, mas hoje é tido como um tamanho grande.
Na década de 60 o biquíni chegou a ser proibido, porém Helô Pinheiro apareceu nas areias cariocas com um modelo comportado e sutiã estruturado e inspirou Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que criaram a canção Garota de Ipanema. Foi nessa década que o biquíni passou a ser um ícone da moda, graças a Brigitte Bardot e a Úrsula Andress. Foi também nessa década que surgiu o fio Lycra, que possibilitou que os antigos biquínis, antes confeccionados com tecidos pesados, fossem substituídos por outros mais leves e de secagem mais rápida, ganhando ajuste perfeito. O biquíni dessa época era ousado, por deixar o umbigo bem à mostra, com cava maior que a dos anos 50.

A partir da década de 70, o biquíni se tornou parte da história das praias cariocas (verdadeiras passarelas de lançamentos da moda praia para o mundo). Foi nesta época que a modelo Rose di Primo inventou a tanga.
Na década de 80 foi inventado modelos mais provocantes, como: fio-dental, asa-delta, enroladinho, adesivo, cortininha e o sunquíni.

Na década de 90 a parte de baixo do biquíni era uma espécie de sunguinha ou shortinho. a camuflagem foi uma padronagem típica reavivada por causa dos efeitos nocivos provocados na pele pela exposição aos raios solares.
No final do século XX, não bastava usar o biquíni, ele precisava vir acompanhado por cangas, saídas de praia, chapéu, bolsas coloridas, chinelos, etc..O lacinho para fora do short virou febre. Com a tecnologia crescendo, as inovações foram tantas que permitiram estampas de melhor qualidade, transparências e até drapeados.
Nos anos 2000, há modelos de biquínis capazes de levantar os seios e o bumbum. Os tecidos secam mais rapidamente, e os modelos ainda misturam o tecido com alguns acessórios, como: cordas, pedras e brilhos, etc.


Depois da famosa peça de banho em duas peças ter sido inventada, houve as mudanças em seu visual, até começarem a virar tendência de moda.
Bom pessoal, espero que tenham gostado do post de hoje...
É um pouco da história dessas peças que precisamos ter em nossa guarda-roupa.
Comentem, dê sugestões, críticas construtivas, etc....
Beijoss e obrigada pela visita.

2 comentários:

  1. Gostei do histórico sobre roupas de praia! bem fiel à história.

    ResponderExcluir

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3