Chupeta: mocinha ou vilã?

                             
Olá todo mundo!
Como estão?? Eu estou bem, graças a Deus!
Hoje eu trago mais um momento fonoaudiológico. Hoje falando sobre a chupeta.
Muitas amigas minhas perguntam, e criticam também, por que eu sou contra.
Então hoje eu vim deixar minha opinião como fonoaudióloga.
A chupeta, assim como a mamadeira e o chupar do dedo, é considerada um hábito deletério (um mau hábito).
Alguns autores, mães (principalmente), e até médicos defendem o uso da chupeta, por ser um objeto capaz de acalmar o bebê. Porém, ela pode causar interferência na arcada dentária, no modo respiratório e também na aquisição e modo da fala.
A chupeta pode sim ser usada, de preferencia aquelas de bico ortodôntico (e mamadeira também), que tem o tamanho e o formato adequado para cada idade. Assim o impacto sobre a dentição será menor.
Evite dar a chupeta por um longo tempo, ou por qualquer choro do bebê, pois pode prejudicar a aquisição de fala, e até deixar a fala da criança ininteligível (com dificuldade de entender o que a criança diz). Mas pode sim ser usada para acalmar a criança e permitir que ela se "organize emocionalmente" através da sensação de prazer gerada pelo ato de sugar, principalmente na ausência da mãe. Esse "ato de sugar" lembra o bebê da hora de "mamar", no caso a amamentação natural, que por sua vez é imprescindível para o desenvolvimento orofacial e também para a aquisição da linguagem e fala, além da mastigação, sucção e respiração. O bebê tem uma necessidade fisiológica de sucção (seja no peito, chupeta, mamadeira ou dedo) essa necessidade diminui à medida que ele cresce e se desenvolve.
Se seu filho(a) já está com esse hábito instalado, tente retirar a chupeta aos poucos, à medida que ela vai crescendo e encontrando outras formas de se satisfazer.

Na hora em que o bebê dormir, retire a chupeta. Assim evitará a instalação do hábito, e também algum tipo de machucado que a chupeta causa na hora em que estiver dormindo.



O que acharam?? Deixe seu comentário, sugestão, e principalmente sua opinião sobre esse assunto.
Se tiverem dúvidas sobre mais alguma área da fonoaudiologia, me perguntem...terei o prazer de responder!
Obrigada pela visita!
Beijos






4 comentários:

  1. Adorei o post, muito interessante, eu chupei chupeta até os 9 anos acredita rs e isso me prejudicou muito, quando puis aparelho tive que mexer além dos dentes, na gengiva céu da boca e até nos ossos para ajustar a mordida, já fazem 5 anos que uso aparelho e só agora eu consegui recuperar meu dentes saudáveis haha
    AltoseBaixos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabi...é complicado demais isso né?? Eu tbm tive que usar durante muito tempo aparelho por causa da minha mordida e por causa dos meus dentes!! Mas faz parte da vida. Minha mãe diz que se soubesse que iria me prejudicar tando ela não teria me dado tanto a chupeta. Mas faz parte né!!! Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  2. Oie, belo post falando sobre o ponto fraco e forte e realmente fazendo uma analise por todas as crianças que usam aparelho por muito tempo vejo que a carga dentária, muitas vezes fica prejudicada agora da fala que pode prejudicar não sabia mesmo, mas realmente se a criança não usa tem umas que não para e chorar ai a mãe fica naquela linha cruzada se tira ou deixa a chupeta, mas é aquilo que vc diz se perceber que esta tento problemas melhor tirar, Bjos
    FB
    http://putztobela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vocês gostou do post Angelica!! Obrigada pela visita. Beijos

      Excluir

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3