Orientações para gestantes + TPM de Ofertas!

Olá todo mundo!!
Desculpe-me a ausência, mas foi uma correria esse final de semana e o começo da semana...Tanto pelo concurso (que depois terá um blog sobre isso, mas já adianto, nós ganhamos) quanto pela Copa e pelo feriado aqui no estado de SP.
Mas, hoje estou de volta, e estou tentando me organizar mais para manter o blog com mais postagem pra vocês, sobre coisas que vocês gostem de ver e eu de escrever!!
Então, hoje eu resolvei trazer um post um pouco diferente, eu já fiz um parecido a algum tempo atras,(clique aqui), mas resolvi fazer outro, pois a cada dia aparece uma amiga ou parente grávida. E como eu adoro grávidas e crianças, resolvi tirar algumas dúvidas sobre essa fase maravilhosa!
E, em especial, dedico esse post a 3 pessoas maravilhosas em minha vida, minha prima Lívia, minha tia Neiva e minha amiga Faynny (que inclusive vai dar a luz para o Lucca hoje).
Então, chega de blá blá blá, e vamos ao que interessa!!
Ficar em jejum diminui o enjoo?
Isso não é verdade! Pelo contrário, a mulher deve comer mais vezes e em menos quantidade se quiser diminuir a sensação de enjoo.

Se a grávida soprar a nuca do marido quando este está dormindo, passa os enjoos para ele?
Mito!! Enjoos são causados pelos inúmeros hormônios que a mulher têm no seu organismo durante a gravidez e isso não melhora apenas com um sopro na nuca do marido.

A mulher deve comer por dois?
Mais um engano. A mulher deve aumentar somente 300 calorias por dia para que tenha uma gravidez saudável sem um grande aumento de peso. Essa quantidade já é suficiente para que o bebê se desenvolva de forma satisfatória. A mulher deve comer mais qualidade e saudavelmente.

Barriga redonda indica menina e pontuda menino?
A forma da barriga não tem relação com o sexo do bebê. A barriga se desenvolve dependendo da conformação física da mamãe.

Exercícios físicos durante a gravidez fazem mal?
Não se pode realizar as mesmas atividades físicas de antes da gravidez, mas exercícios supervisionados por um profissional especializado são mais do que recomendados. Hidroginástica e caminhada são exercícios de baixo impacto que podem ser realizados normalmente.

Grávidas devem fazer sauna ou permanecer em banheiras com água quente por muito tempo?
Mentira. As grávidas não podem ficar em banheiras e saunas por muito tempo. O calor estimula a vasodilatação dos vasos, podendo levar a uma hipotensão arterial. E isso prejudica o transporte sanguíneo para o feto.

A gravida deve comer bastante canja, canjica e beber cerveja escura para ter mais leite?
Não. Isso é mito antigo, de quando as mulheres precisavam forcejar mais nos trabalhos domésticos - quando não existia a máquina de lavar, por exemplo. As mulheres tomavam canja e tinham mais energia, dai surgiu a lenda. O importante é a gestante tomar bastante líquido (em torno de 2 a 3 litros diariamente). Pode ser chá, água, suco e frutas. Vale lembrar que a bebida alcoólica não é aconselhável durante a gestação.

Não pode haver contato com animais de estimação durante a gravidez?
Mito. Os animais de estimação, quando vacinados, podem conviver normalmente com as gestantes, mas alguns cuidados devem ser tomados. Grávidas que nunca tiveram contato com a doença toxoplasmose devem evitar contato com animais que, se estiverem contaminados, podem transmitir a doença. Essa doença, se adquirida durante a gravidez, pode passar para o bebê e causar sérios problemas como malformações.

Pintar o cabelo faz mal para a saúde do bebê?
Muitos médicos liberam suas pacientes pra que pintem o cabelo após o primeiro trimestre da gestação com pinturas tonalizantes sem amônia ou henna. Tratamentos como reflexos, escovas progressivas e outros tipos de alisamentos, entre outros mais agressivos, devem ser evitados durante toda a gravidez, já que não se pode testá-los para estudos em mulheres grávidas por questões éticas óbvias. As tinturas possuem substâncias perigosas para o feto. É prudente não usar substâncias químicas até 12 semanas de gravidez porque, após 12 semanas, o bebê já possui grande parte dos seus órgãos formados e, portante, os riscos são menores. Porém, qualquer dúvida que você tiver, consulte seu médico, e ele tirará todas suas dúvidas!
Banho quente durante a gestação é prejudicial?
Sim. Banhos quentes provocam dilatação dos vasos sanguíneos em qualquer pessoa (igualmente na questão da sauna e banheira), e por isso podem provocar queda da pressão e mal estar. Além disso o banho muito quente resseca a pele e, se não for bem hidratada, pode contribuir para a formação das estrias que já são mais frequentes durante a gravidez. O ideal durante a gestação são banhos mornos e rápidos.

Azeite de oliva é ótimo para evitar estrias durante a gravidez?
Não é recomendado usar óleo de azeite ou fórmulas parecidas. Manter a pele hidratada ajuda a prevenir estrias, mas não com azeite e sim com cremes hidratantes.

Gestantes podem tomar banho de sol?
A vitamina D, que é absorvida pelas células quando a pele entra em contato com os raios solares, é essencial para a saúde tanto da mulher quanto do bebê. Por isso, a grávida precisa, sim, tomar sol regularmente. No entanto, como a pele da gestante tem risco maior de ficar com manchas devido a mudanças hormonais, é preciso evitar o sol das 10 até às 16 horas e sempre usar protetor solar com fator de proteção maior do que 30.

Grávidas podem dirigir sozinhas?
A rotina de uma gestante deve mudar o mínimo possível. No entanto, após a trigésima segunda semana, é melhor não correr riscos. A partir daí, o bebê começa a se mexer mais, podendo distrair a gestante. Além disso, os reflexos ficam mais lentos.

Pode comer comida japonesa?
Na verdade, o que não deve ser ingerido é qualquer tipo de carne crua, já que, nesse estado, ela possui maior chance de conter bactérias e outros organismos que podem fazer mal para a mãe e o bebê.
Bom, depois dessa "aula" para as queridas mamães...Que tal conferirmos alguns produtos da TPM de Ofertas, para que as mamães fiquem mais bonitas para a chegada do seu presente de Deus??



Para acessar o site da TPM de Ofertas, é só clicar aqui.
Bom, eu espero que vocês tenham gostado das dicas, e do post de hoje!
Que ajudem vocês, grávidas, de alguma forma!
Obrigada pela visita!
Beijosss

2 comentários:

  1. QUEEEEEE LEGAAL ESSA MATÉRIA! EU SOU TÃO APAIXONADA POR GRÁVIDAS! HAHAHAHA E FICO TÃO ORGULHOSA DE VÊ ESSAS MULHERES QUE ESCOLHERAM SER MÃE!! Beeeijos Luh! Que bom que está de volta! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da matéria Ta...eu tbm adoro gravidinhas, e só quero ajudar no momento!!! Obrigada pela visita. Beijoss

      Excluir

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3