Feliz dia do fonoaudiólogo


Olá meus amores.
Deixei o post de ontem para fazer hoje, por isso sai um pouquinho do cronograma, mas é por um ótimo motivo.
Hoje, 9 de dezembro, é comemorado o dia do fonoaudiólogo, e é claro que eu não poderia deixar de fazer um post em homenagem a minha profissão e aos meus colegas de trabalho né?!
Para quem não sabe o fonoaudiólogo é um profissional da área da saúde, e é responsável pela promoção e prevenção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia, e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva, vestibular, linguagem oral e escrita, da voz,  da fluência, da articulação, e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição; e também exerce atividades de ensino, pesquisa e administrativas. (CRFa)


Para mim, a frase de uma das minhas inspirações dentro da fono, Mara Behlau, define melhor a fono:
Ser fonoaudiólogo é ouvir uma lágrima, articular uma emoção, vocalizar um desejo, ler a alma, escrever um sorriso.
"É assim que eu vejo a fono, não somos apenas terapeutas, somos seres humanos que vê o paciente como um todo e não só com o problema fonoaudiológico."



E para alegrar a vida um pouquinho, eu trouxe algumas frases que ouvimos e que falamos muito durante nossa carreira

Frases que um fono mais ouve
1- É aquela brincadeira do sim e não?
2- Vai colocar que tipo de música pra eu escutar?
3- Eu escuto mais não entendo
4- Meu filho não fala direito
5- Do que vamos brincar hoje tia?
6- Fono o q?
7- Seu serviço é tranquilo, você só brinca


Frases mais ditas por um fono
1- Vou ter uma PAINPSE/PAIR/Perda Auditiva por causa desse barulho
2- Isso, muito bom! Vamos repetir?
3- Quando ouvir o apitinho, levante a mão, ok?
4- Língua passeando pela boca...
5- Inspira o ar pelo nariz e solte lentamente pela boca
6- Eu vou mostrar umas figuras e você só precisa dizer o que é, ta bom?
7- A gagueira não tem cura mas tem tratamento
8- Inspire o máximo de ar que puder e solte fazendo o som do "a"
9- Bico, sorriso, bico, sorriso
10- Manda beijo
11- Me diga se as duas palavras são iguais ou diferentes: cola/gola
12- Você está fazendo os exercícios em casa?
13- Você vai ouvir um barulho de chuva, mas esquece ele, só levante a mão quando ouvir o apito, ta bom?!
14- A cera é proteção do ouvido
15- Não use cotonete para limpar ouvido


Pra finalizar, gostaria de parabenizar todos os profissionais que trabalham em busca de uma qualidade de vida melhor para seus pacientes. E que a fonoaudiologia possa cada vez mais alcançar as pessoas que necessitam e que ainda não a conheçam.


Feliz dia do fonoaudiólogo.

Um comentário:

  1. Parabens pelo belo texto e pelo dia do fono..tenho uma filha q amo de montao q é fono e faz tudo por amorem sua profissao..Deus as ilumine e q cada dia se tornem mais competentes e magnificas em suas profissoes..Parabens a todos(a) fonoaudioligas

    ResponderExcluir

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3