#Mundo da Fono - Limpeza de ouvido - Porque não limpar com cotonete?

Olá todo mundo...
Hoje venho aqui falar de uma coisa muito importante e que poucas pessoas sabem: a limpeza do ouvido NÃO pode ser feita com cotonete.
Então vamos a leitura de hoje????

Bom, como todo mundo sabe, nosso ouvido produz cera, e quanto mais "limpamos", mais essa cera será produzida. Mas a cera do ouvido não é sujeira. Assim, não devemos manipular o ouvido, ou seja, cutucar o ouvido com cotonete, unha, grampo de cabelo, etc...Isso pode causar um probleminha chamado otite externa.
Para quem limpa o ouvido com o cotonete, simplesmente porque quer limpar o ouvido, porque tem medo dele estar sujo, a minha dica é: Você deve fazer absolutamente nada. Sabe porque?? O ouvido não precisa ser limpo por dentro, pois a cera sai naturalmente...É isso mesmo, nosso ouvido é "autolimpante" (a pele do ouvido cresce de dentro para fora, com isso, as impurezas, o excesso de cera e a descamação da pele vão sendo expulsos naturalmente). Nós devemos apenas limpar a parte de fora do ouvido, ou seja, o pavilhão auditivo, de preferencia com uma toalha de banho, no máximo. Se você encontra um pedaço de cera saindo do seu ouvido, não significa que está sujo ou que o ouvido está entupido e a cera "transbordou"; pelo contrário, o mais provável é que o ouvido por dentro estará limpo; que o mecanismo de autolimpeza do ouvido esteja funcionando perfeitamente, e a cera que está saindo é justamente o excesso que precisava ser eliminado.  Portanto, basta remover com a pontinha de uma toalha, aquela cera que está visível na "portinha" do ouvido.
Dica: Procure um médico, neste caso um otorrinolaringologista (especialista que cuida do ouvido, nariz e garganta), se notar que não está ouvindo bem, ou se estiver com algum tipo de desconforto no ouvido, ou até mesmo com sensação de ouvido tampado ou cheio.
A pergunta que não quer calar: PORQUE NÃO DEVEMOS USAR COTONETE??
Para começar, o cotonete não consegue remorar a cera. Ele é largo demais para o conduto auditivo (onde fica a cera), e eles não são capazes de puxar a cera para fora do ouvido, pelo contrario, ele empurra a cera pra dentro do ouvido cada vez mais. Quando enfiamos o cotonete no ouvido e retiramos, ele sai sujo, e é onde achamos que removemos a cera e nosso ouvido está limpo, mas na verdade ele apenas empurrou a cera para dentro. Assim, criamos uma rolha de cera, e só o otorrino (médico) conseguirá remover.
Outra questão é: quando enfiamos o cotonete no ouvido, o mesmo machuca a pele (a pele do ouvido é muito fina). Esse contato é suficiente para machucar a pele e criar pequenas feridas que propiciam a invasão de bactérias e criam as otites externar. E é por isso também, que tem muitas pessoas que sentem coceiras nos ouvidos.
Se você usa cotonete porque o ouvido está coçando muito, você deve procurar um otorrinolaringologista. Existe medicações que vão diminuir até acabar com a coceira.

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou uma relação entre o tímpano perfurado e o uso de cotonete (hastes flexíveis de algodão). A pesquisa foi apresentada em abril de 2011 em Chicago, no congresso de otorrinolaringologia.
O estudo mostrou que a metade dos pacientes que procuraram um otorrinolaringologista, admitem o uso de cotonete para limpar o ouvido.
De acordo com um dos autores do estudo, o otorrino Ilaaf Darrat, se o objeto é empurrado profundamente no canal auditivo, ele pode causar sérios problemas, como tímpano perfurado. Nos casos mais graves, pode provocar paralisia facial e vertigem.
A boa notícia é que na maioria dos casos, a perfuração do tímpano se resolve sozinha, apenas com acompanhamento médico. Isso prova que a maioria dos casos não precisa de cirurgia.

Bom gente...é isso que eu tenho pra passar para vocês hoje. Espero que tenham gostado da dica, e que, pelo amor mais Divino, não usem cotonete. heheheh!

Qualquer dúvida, sugestão, critica é só deixar nos comentários ou até mesmo entrar em contato!
Beijos, e obrigada pela visita!

Dica de hoje: NÃO USE COTONETE.

2 comentários:

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3